TIRE SUAS DÚVIDAS (TEOC)

 

1- O que é o Exame de Suficiência - TEOC?
O TEOC é o Título de Especialista em Oncologia Clínica emitido pela SBOC em parceria com a Associação Medica Brasileira (AMB). Para concessão do título, o médico que preencher os pré-requisitos do Edital pode prestar o Exame de Suficiência para obtenção do TEOC, que consiste em avaliação do conhecimento técnico da especialidade. Em 2023, o Exame será realizado em 15 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

2- Qual a diferença entre Exame de Suficiência e Exame de Proficiência?
O Exame de Proficiência existe, em caráter de exceção, quando uma nova especialidade é criada ou reconhecida, para titular os médicos com formação e experiência comprovadas, como ocorrido no ano de 2018 com a especialidade de Oncologia Clínica. Já o Exame de Suficiência é um exame de avaliação de conhecimento técnico do especialista e é elaborado por uma banca de médicos previamente titulados pelo Exame de Proficiência.

3- Para que serve o Título de Especialista em Oncologia Clínica?
Por se tratar do reconhecimento entre pares, o Título de Especialista em Oncologia Clínica atesta a qualidade de formação do especialista, qualifica seu currículo perante o mercado de trabalho e o meio acadêmico, atende eventuais exigências das instituições onde atua como especialista, de operadoras de saúde, entre outros. Dentre o reconhecimento já apresentado, o TEOC ainda serve para associar-se às entidades de classe, como a SBOC, na categoria titular.

4- Por que existe um exame para concessão do Título de Especialista?
O exame é o instrumento de avaliação adotado, conforme as determinações da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), para atestar a qualidade da formação do especialista. Recebem o Título de Especialista em Oncologista Clínica aqueles que se submetem ao processo de avaliação e nele comprovam atingir os parâmetros de conhecimento técnico, habilidades e atitudes considerados adequados para atuarem como especialistas em nosso país.

5- Quais são os pré-requisitos para inscrição no Exame TEOC?
O candidato deverá comprovar os pré-requisitos descritos no Edital do Exame disponível no site da Vunesp.

6- Já tenho TECA posso solicitar o TEOC?
Médicos que já possuam o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não podem se inscrever para o Exame de Suficiência para obtenção do TEOC. Para obter o TEOC, os portadores do TECA podem enviar e-mail para Mateus Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. O pedido pode ser realizado em qualquer momento, independentemente das datas do Exame de Suficiência. A SBOC passará os nomes dos solicitantes à Associação Médica Brasileira (AMB), que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB.

7- Fiz residência multiprofissional em Oncologia, posso obter o TEOC?
Apesar de reconhecermos a importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar na área oncológica, o TEOC se destina somente a médicos que preencham os pré-requisitos apresentados no Edital disponível no site da Vunesp.

8- Onde posso acessar o edital do Exame de Suficiência para obtenção do TEOC?
O edital do Exame de Suficiência para obtenção do TEOC está disponível no site da Vunesp.

9- Como posso acessar o conteúdo programático e principais referências bibliográficas do Exame TEOC?
O conteúdo programático e a bibliografia essencial do Exame TEOC estão disponíveis no Edital do Exame.


CONTATO

Em caso de dúvidas não respondidas aqui, a quem devo procurar?
O primeiro passo é ler atentamente todo o Edital disponível no site da Vunesp, onde estão as informações completas sobre o exame de proficiência. Perguntas relativas ao processo de inscrição, pagamento e resultado devem ser feitas para a Fundação Vunesp: (11) 3874-6300, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou aqui. Outras dúvidas podem ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

*As informações contidas no Edital de Convocação para o Exame de Suficiência para a Obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC) da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) com a Associação Médica Brasileira (AMB) são soberanas em relação a esse conteúdo. A SBOC preparou essas perguntas e respostas para facilitar o entendimento e a disseminação das informações a respeito do exame de proficiência. A SBOC reserva-se o direito de rever esse conteúdo, a qualquer tempo, em caso de necessidade. Pedimos a todos os interessados que leiam atentamente o Edital.