Residentes em Oncologia

topo

 

 

 

 

 

IV GINCANA NACIONAL DA ONCOLOGIA PARA RESIDENTES

 

Em face do reconhecimento tanto da crescente complexidade das terapias antineoplásicas quanto do manejo de pacientes, inclusive no que diz respeito à interface entre os recentes avanços na medicina personalizada e cuidados clínicos aplicáveis à realidade assistencial, a SBOC organiza uma Gincana para proporcionar um treinamento virtual no diagnóstico e tratamento multidisciplinar ao paciente oncológico.

A Gincana aborda não só casos clínicos tratando de doenças específicas (por exemplo, o câncer de mama, pulmão, colo uterino etc.), mas também casos envolvendo questões conceituais da oncologia clínica. Além de incentivar uma maior participação e engajamento de residentes na SBOC, a iniciativa contribui para a formação geral de cada um deles, um compromisso assumido pela SBOC.

Para participar, os residentes devem ser associados SBOC e ter conhecimentos gerais de oncologia, como diagnóstico, estadiamento e história natural da doença; epidemiologia; biologia molecular; e domínio sobre o tratamento dos principais tipos de tumores. Lembrando que residentes não pagam anuidade na SBOC.

A Gincana de 2019 teve início em 1º de abril, com a publicação do primeiro caso clínico.  Foram 12 casos no total, divididos em três blocos. A pontuação foi composta pelo número de acertos e pelo menor tempo de resposta a cada questão. Cada caso teve de uma a cinco perguntas, lançadas no site ao longo de cada semana.

Os três primeiros colocados de cada bloco foram premiados com um pacote para participar do XXI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, em outubro deste ano, no Rio de Janeiro. 

Confira abaixo o ranqueamento geral dos participantes. Os três primeiros colocados na soma de todos os casos serão premiados com um pacote para participar de um dos principais eventos de oncologia do mundo, o ASCO Annual Meeting 2020, que será realizado em Chicago, EUA.

 

Site da Gincana:
http://bit.ly/2OdIM0O

Comissão Científica:
Dra. Clarissa Baldotto (RJ)
Dra. Clarissa Mathias (BA)
Dr. Rodrigo Munhoz (SP)

GERAL v2

3 bloco

2 bloco

1 bloco

 

Clique aqui para ver a relação de vencedores das edições anteriores da Gincana.