DIRETRIZES SBOC

TERMINEI A RESIDÊNCIA: E AGORA? 

Art_001_2.jpg

Terminei a Residência: e agora?

O final da residência médica em oncologia clínica é um período repleto de desafios e incertezas. Por isso, em 2023, a SBOC planejou um novo evento educacional: o “Terminei a Residência: e agora?”.

Trata-se de um encontro presencial a ser realizado em 23 de setembro, em São Paulo (SP), que reunirá 60 médicos – no terceiro ano de residência em oncologia clínica (R3) – para uma imersão em temas relacionados ao planejamento e ao desenvolvimento de carreira, bem como para discutir casos com referências em áreas como câncer de mama, de cólon e de pulmão. Será dividido em dois módulos:

I - Apresentando o Tumor Board para os jovens oncologistas

II - Perspectivas e planejamento de carreira

Leia o edital atentamente e inscreva-se, até 10 de setembro, preenchendo este formulário. A iniciativa é voltada apenas para membros SBOC. Lembrando que residentes não pagam anuidade. Associe-se aqui!

Edital

Confira os selecionados para o evento:

Dra. Ana Cristina Silva Bomfim (BA)
Dr. Thiago Santos Vieira (BA)
Dra. Thereza Inês Barbosa Soares Flores (BA)
Dr. Alysson Bastos Lustosa (CE)
Dr. Iago Mateus Rocha Leite (CE)
Dr. Carlos Henrique Melato Gois de Britto (DF)
Dra. Aline Alves Franzin Vanzo (DF)
Dra. Rafaela Pereira Lanza (MG)
Dr. Osvaldo Pina Albuquerque Neto (PE)
Dr. Adriel Barbi Braz (PR)
Dra. Carolina Araujo Januario da Silva (RJ)
Dr. Jader Sabino Jacó do Nascimento (RJ)
Dra. Monalisa Ceciliana Freitas Moreira de Andrade (RN)
Dra. Letícia de Jesus Rossato (RS)
Dra. Emily Tonin da Costa (RS)
Dra. Mariana Barros Tambelli Pires (SP)
Dr. Bruno Meireles de Moraes (SP)
Dr. Vítor Souza Guimarães (SP)
Dra. Brunna de Sousa Silva (SP)
Dr. Arthur de Ávila Machado Modesto (SP)
Dra. Deborah Cathalá Ribeiro Dias (SP)
Dr. Patrick Dhunior Vitorino Freitas (SP)
Dr. Vitor Pinheiro Sobottka (SP)
Dr. Gustavo Benfatti Olivato (SP)
Dra. Ângela Pinheiro Leonor (SP)
Dr. Mateus Zapparoli Claro (SP)
Dr. Renan Caetano Braga Pimenta (SP)
Dr. Mateus Marinho Nogueira Soares (SP)
Dr. Cassio Murilo Trovo Hidalgo Filho (SP)
Dr. Felippe Lazar Neto (SP)
Dra. Marina Acevedo Zarzar de Melo (SP)
Dra. Débora Forcellini (SP)
Dra. Amanda Mouriño de Faráco (SP)
Dra. Anne Vieira Guimarães (SP)
Dra. Mariana Carvalho Gouveia (SP)
Dra. Isadora Martins de Sousa (SP)
Dr. Rafael de Oliveira Pena Neto (SP)

Essa lista poderá ser atualizada conforme sejam finalizadas as análises das candidaturas.

Norte
Dra. Kalysta de Oliveira Resende Borges (PA)
Dr. Williams Fernandes Barra (PA)

Nordeste
Dra. Bárbara Maria Lafayette Viana da Luz (PE)
Dr. Eriberto de Queiroz Marques Júnior (PE)
Dra. Luciana Castro Garcia Landeiro (BA)

Centro-Oeste
Dr. Fernando Sabino Marques Monteiro (DF)
Dra. Marcela Crosara Alves Teixeira (DF)

Sudeste
Dr. Flávio Silva Brandão (MG)
Dr. Paulo Siqueira do Amaral (SP)
Dr. Pedro Henrique Araujo de Souza (RJ)
Dra. Renata D’Alpino Peixoto (SP)
Dra. Tatiane Caldas Montella (RJ)

Sul
Dra. Andrea Scaletzky (RS)
Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães (PR)

Fundo de Incentivo à Pesquisa

Um dos focos de atuação da SBOC é impulsionar a pesquisa em oncologia no Brasil, e diante desse propósito a entidade anuncia a primeira edição do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP).

Por meio de estímulos financeiros de apoio a pesquisa, o FIP SBOC visa apoiar o desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa a serem iniciados ou em andamento, no campo da oncologia, com foco na diminuição das disparidades e busca da equidade de acesso ao tratamento oncológico.

Todas as propostas devem envolver especialistas brasileiros com experiência comprovada na área, serem conduzidas em instituições nacionais com estrutura adequada para o projeto e ter como objetivo a promoção da oncologia com foco na diminuição das disparidades e busca da equidade de acesso ao tratamento oncológico.

O resultado será divulgado em novembro durante o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, no Rio de Janeiro.

Leia o Edital - FIP   Enviar proposta aqui

 Ativo_1.png

 

Após estabelecer Representações Regionais em todas as regiões do Brasil, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) traz mais uma novidade para dinamizar a sua atuação e capilarizar a sua presença por todo o país.

O Encontro Regional SBOC é uma ação itinerante, com eventos virtuais e abertos ao público geral focados nas cinco regiões do país. O intuito é reunir representantes regionais e especialistas para debater temas caros aos oncologistas locais e assuntos de abrangência nacional, como acesso e políticas públicas.

Os encontros de 2023 ocorreram entre junho e setembro. Confira as gravações abaixo.