II Programa de Mentoria Virtual da SBOC para Residentes

O Programa de Mentoria Virtual da SBOC é uma ferramenta que visa compreender as dificuldades enfrentadas e maximizar o potencial dos futuros oncologistas. Por meio de encontros virtuais com oncologistas experientes das últimas diretorias e da atual Diretoria SBOC, os residentes em oncologia clínica terão a oportunidade ímpar no desenvolvimento de suas habilidades profissionais através de aconselhamento de carreira, discussões como estabelecer um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar, e como ultrapassar dificuldades enfrentadas durante a residência, bem como dificuldades locais da profissão, dentre outros assuntos correlatos.

1 O PROGRAMA

O programa terá duração de 6 meses com encontros virtuais mensais de 1h de duração. Após o primeiro encontro, será combinado um objetivo geral para o programa, a partir do qual o mentor traçará um plano de metas que o mentorado deverá executar no decorrer da mentoria. Os mentores devem se apropriar da matriz de competências proposta no PROC (PROC – Anexo 3, pag. 15), incentivando seus mentorados a gerenciar os itens de ação

2 PRÉ-REQUISITOS E DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Para se aplicar no Programa de Mentoria Virtual da SBOC, o candidato deve:

  • Ser associado júnior da SBOC;
  • Ter disponibilidade para o encontro virtual durante o programa – a ser definido diretamente com o mentor;
  • Comprometer-se com o envio do relatório final no dia 28 de fevereiro de 2022 e uma pesquisa de satisfação – o relatório deve abordar os resultados obtidos dessa mentoria baseado no plano de ações estabelecido.

Serão disponibilizadas 24 (vinte e quatro) vagas para residentes, de primeiro ao terceiro ano, em oncologia clínica associados à SBOC. As vagas serão distribuídas entre as cinco regiões do Brasil (Tabela 1), de acordo com o número de Programas de Residência ativos.

Tabela 1: Número de vagas do Programa de Mentoria por Região do Brasil

Região Número de vagas
Centro-oeste 3
Nordeste 4
Norte 3
Sudeste 8
Sul 6

3 INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser submetidas online pelo formulário disponível neste link, de acordo com as regras e instruções do requerimento para inscrição. O período de inscrição online será de 28/04/2021 até 16/05/2021.

Para inscrição é necessário preencher o formulário com informações pessoais, anexar curriculum vitae atualizado (3 páginas, no máximo) e uma carta de motivação explicando claramente sua necessidade e objetivos de orientação.

4 SELEÇÃO

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão AdHoc da SBOC. A seleção se dará por uma única etapa, por meio da análise do currículo e da carta de motivação, cuja pontuação máxima será de 10 (dez) pontos.

Os residentes irão concorrer somente com candidatos de sua região geográfica, conforme a distribuição de vagas apresentada neste Edital. Caso não haja candidatos daquela região para participar, serão chamados candidatos de outras regiões do Brasil, conforme nota global no Programa e de acordo com o que for proposto pela Comissão AdHoc para preencher a vaga.

Critérios para a seleção:

  1. Currículo do candidato (peso 2):
    • Apresentação e formatação;
    • Formação acadêmica;
    • Participação em cursos e eventos;
    • Possíveis publicações científicas.
  2. Carta de motivação (peso 6):
    • Ortografia e gramática;
    • Coerência e coesão do texto;
    • Consistência das respostas às perguntas apresentadas.
  3. Participação na VI Gincana (peso 2):

O resultado da seleção será divulgado por notícia no site da SBOC.

Serão selecionados os 24 inscritos com a maior somatória de nota e de acordo com as vagas de cada região do Brasil. Com a seleção, a SBOC realizará a alocação mentor – mentorado.

Fique atento às datas importantes:

Abertura das inscrições online 28/04/2021
Período de inscrições 28/04/2021 a 16/05/2021
Divulgação dos selecionados 21/06/2021
Início do programa 01/07/2021
Período do programa de mentoria 01/07/2021 31/12/2021
Submissão do relatório final 28/02/2022

 

Se você tiver qualquer duvida com relação a inscrição entre em contato com a Gerente Educacional da SBOC, Fahyme Costa, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.